Blog For Demand
Como armazenar garrafas de vinho de forma eficaz
04 de Diciembre, 2019
  • Photo:
    1 de 1
    Increase
    A forma como se armazena o vinho influencia muito a qualidade do vinho, parecendo que não. Elementos como o local, a posição e a temperatura são cruciais na hora de armazenar garrafas de vinho correctamente.

    Escolha o local adequado

    O local onde vai armazenar as garrafas de vinho deve ser escuro, protegido da luz solar directa e também da iluminação artificial. A exposição a qualquer tipo de luz pode penetrar na garrafa e assim alterar o sabor e o aroma do vinho. Os vinhos brancos são mais sensíveis à luz do que os tintos, porém ambos devem ser protegidos.
    Além disso, evite as fontes de calor, por exemplo, em cima do frigorífico.

    Cuidado com a temperatura

    A temperatura do local nunca deve atingir a temperatura máxima de 24ºC, pois a partir daqui, o vinho começa a oxidar e, portanto, estraga-se. A temperatura ideal do local é 12ºC, mas se for inferior não há problema; o máximo que pode acontecer é retardar o envelhecimento do vinho.
    Do mesmo modo, a temperatura deve ser constante, pois as flutuações podem fazer com que o vinho envelheça prematuramente. Assim, idealmente temperatura não deve oscilar muito entre os 1,6ºC num dia.

    Evite a vibração ou muito movimento

    O movimento não é aconselhável, nem mesmo abanar uma garrafa, pois os sedimentos irão misturar-se. Se pretender abrir uma garrafa no dia seguinte, coloque-a de pé, para que os sedimentos tenham tempo de descer.
    Também não é recomendável guardar as garrafas perto de electrodomésticos, principalmente aqueles que vibram, como as máquinas de lavar. Se as garrafas estiverem constantemente sujeitas a vibração, o vinho vai deteriorar-se.

    Evite também a humidade

    Se a humidade for baixa, as rolhas vão secar e mingar, o que vai causar a entrada de oxigénio e a consequente oxidação do vinho. O nível de humidade ideal é entre 65 e 75%.

    Coloque-as na posição horizontal

    Ao manter as garrafas na horizontal, as rolhas estarão em contacto com o vinho. Assim, vão-se manter húmidas e intactas, não permitindo a entrada de oxigénio. Se estiverem colocadas na vertical, é mais provável que as rolhas sequem e minguem, entrando oxigénio e estragando o vinho.

    Cuidado com o tempo

    Nem todos os vinhos melhoram com o tempo; muitos têm um prazo de validade. Muitos vinhos tintos podem ser armazenados entre 2 a 10 anos; os vinhos brancos podem ser armazenados entre 2 a 3 anos.

    Use garrafeiras adequadas

    As garrafeiras são as soluções ideais para armazenar as suas garrafas de vinho, garantindo muitos dos pontos acima. Evitam que as garrafas entejam sujeitas a vibrações ou movimentos, assim como permitem guardar as garrafas na posição horizontal em segurança.
    Conheça as nossas soluções de garrafeiras adequadas para armazenar os seus vinhos.

      
    Written by For Demand
      Be the first to comment
     
     
    Security
    8 + 6 =  insert the result
    The comment will be validated by the site's administration.
    Tags: garrafeiras
    Tags
    File