Blog For Demand
Conhea os tipos de procura para melhor organizao
21 de Octubre, 2019
  • Photo:
    1 de 1
    Increase
    Conhecer os tipos de procura permite-nos traçar estratégias e prever o volume dos pedidos num futuro próximo. Assim, a empresa obterá melhores resultados e haverá menos erros.

    Tipos de procura

    Procura permanente

    Aqui incluem-se os produtos com um longo ciclo de vida, como se fossem comercializados para sempre. Esta procura é previsível, pois são produtos com saída constante da empresa. Estes produtos podem ser, por exemplo, pastas de dentes.
    Os stocks para esta procura requerem suprimento contínuo ou periódico.

    Procura sazonal

    Certos produtos são vendidos apenas sazonalmente, não podendo ser controlados da mesma forma que os produtos de procura permanente. Estes produtos são, por exemplo, ovos da Páscoa, luzes de Natal e roupa na moda; são produtos com o ciclo de vida curto. Esta procura caracteriza-se por acontecer em datas específicas.
    A administração do inventário exige a previsão de nível de procura futuro. Por exemplo, para os produtos de vestuário, é preciso prever a quantidade a ser vendida e a época em que haverá mais vendas. Assim, o stock poderá acompanhar a previsão, estando de qualquer maneira sujeito a eventuais erros.

    Procura irregular

    As vendas aqui não seguem um padrão, pelo que a sua projecção é difícil. Por exemplo, carros grandes e carros pequenos: quando as empresas de veículos produzem carros grandes, a procura pode subitamente concentrar-se nos carros pequenos, dado o preço dos combustíveis.
    Este tipo de procura pode variar conforme o mês, semana, dia e hora.

    Procura em declínio

    A qualquer momento, a procura de determinado produto pode acabar. O seu declínio costuma ser gradual, sendo que os stocks diminuem pouco a pouco.

    Procura derivada

    Acontece quando a procura de determinado produto depende de outro para existir. Por exemplo, através da previsão de venda de automóveis, é possível prever a venda de pneus. Neste caso, a procura por pneus é derivada.

    Procura negativa

    O mercado conhece o produto, mas não gosta dele e rejeita-o. Pode acontecer com produtos boicotados, por exemplo.

    Procura inexistente

    Acontece quando os consumidores desconhecem o produto ou não têm interesse nele. Quando isto acontece, a empresa tem de criar estratégias para provar aos consumidores que eles de facto precisam daquele procuro.

    Procura latente

    Ocorre quando a há a necessidade por determinado produto, mas ele ainda não existe, para satisfazer os clientes. Pode ser, por exemplo, um curso que não existe nas escolas dentro de determinada área geográfica.

    Procura plena

    Esta procura dá-se quando a empresa já atingiu as metas de venda de um certo produto. Isto ocorre somente com grandes marcas, como a Coca-Cola, que têm a capacidade de não fazer anúncios durante algum tempo, que as vendas continuariam estáveis.

    Procura excessiva

    Aqui, a procura é muita e, por isso, as empresas não conseguem suportá-la. Ocorre em períodos sazonais e a empresa tem dificuldade em produzir todos os artigos necessários.
    Written by For Demand
      Be the first to comment
     
     
    Security
    8 + 1 =  insert the result
    The comment will be validated by the site's administration.
    Tags: procura, organizao, indstria
    Tags
    File