Blog For Demand
O que a gesto estratgica de custos?
29 de Noviembre, 2019
  • Photo:
    1 de 1
    Increase
    A gestão estratégica de custos visa melhorar continuamente os processos da cadeia produtiva, contribuindo para o aumento dos lucros. Basicamente, aposta na criação de valor.
    Além disso, implica o controlo das despesas, de modo a analisar a evolução dos gatos, bem como controlar o orçamento definido. Assim, será possível alavancar a eficiência dos processos e da tomada de decisões, melhorando, por consequência, os resultados.
    Da mesma forma, a gestão estratégica de custos agrega valor aos produtos/serviços, aumentando a satisfação dos clientes e, obviamente, dando mais lucro à empresa.

    Como se define a gestão estratégica de custos?

    Sucintamente, é uma análise dos custos, cujo objectivo é identificar e desenvolver as estratégias certas, de modo a alcançar mais vantagem competitiva. Este modelo de gestão foca-se em elaborar estimativas sobre o possível cenário da empresa no futuro, a curto, médio e longo prazos.
    Portanto, é preciso considerar os custos de produção, administrativos e de manutenção, entre muitos outros. Só assim se pode elaborar uma boa gestão estratégica de custos.

    Quais as vantagens?

    Diminuição de riscos

    A gestão estratégica de custos visa antecipar os ricos e a possibilidade de criar acções para os evitar ou reduzir os seus impactos.

    Maior competitividade

    Conhecendo bem os custo, consegue-se definir um preço mais justo, com uma melhor margem de lucro.

    Redução de custos

    Ao fazer uma avaliação dos processos produtivos, consegue-se identificar custos desnecessários e que trazem desvantagem. Esses custos podem ser tarefas repetitivas, perdas de produção, uso de matérias-primas que poderiam ser substituídas, etc. O ideal é elaborar um plano de acção para reduzir estes custos ou até mesmo eliminá-los.

    Mais lucros

    É necessário calcular a margem de lucro obtida com as vendas. Quanto menores forem as despesas, mais lucro a empresa terá.

    Melhor qualidade

    Uma boa gestão pode trazer melhorias aos processos. Por exemplo, é possível identificar etapas que podem ser alteradas, eliminadas ou adicionadas, de forma a gerar mais produtividade, qualidade e adequação dos custos.
    Written by For Demand
      Be the first to comment
     
     
    Security
    6 + 3 =  insert the result
    The comment will be validated by the site's administration.
    Tags: fbrica, gesto estratgica, indstria
    Tags
    File