Blog For Demand
Organize o stock da sua fbrica
11 de Junio, 2019
  • Photo:
    1 de 1
    Increase
    Gerir e organizar o stock de uma fábrica não é tarefa fácil, principalmente para as grandes empresas, com vários armazéns. Com o crescimento das empresas, é normal que os stocks se multipliquem. Muitos produtos e matérias-primas acabam por ficar acumulados no mesmo espaço e gera-se uma grande confusão.

    Como manter o stock da fábrica organizado?

    1 – Disciplina

    Sem organização, quando se aperceber, já há produtos perdidos ou estragados. Por isso, estabeleça processos de organização, como:
    • Compra de produtos;
    • Chegada de mercadorias;
    • Organização dos produtos no espaço, segundo critérios como preço, saída, características, entre outros factores;
    • Vendas;
    • Controlo de todas as etapas relacionadas com o stock.

    Além disso, é muito importar dar formação aos funcionários, a nível de armazenagem dos produtos e o seu devido registo.

    2 – Implemente um modelo de reposição

    Pode implementar dois modelos:
    Reposição contínua Comprar produtos com mais frequência, mas deixar menos mercadoria em stock. Assim, reduz-se os custos de armazenagem e evita-se perdas.   Reposição periódica Consolidar pedidos recebidos em determinadas datas. Consegue negociar mais com o fornecedor, mas se as vendas dispararem, pode haver falta de produtos.   Avalie a procura para cada produto e estabeleça qual o melhor modelo de reposição.

    3 – Venda os produtos em excesso

    Se reparar que há demasiados produtos, venda-os! Stock parado é sinónimo de menos dinheiro a entrar. Se tiver dificuldades em vender, faça promoções. Assim, vai obter lucro e livrar-se dos gastos com armazenagem. Depois, evite que esta acumulação volte a acontecer.

    4 – Dê atenção à Curva ABC

    Também conhecida como “Regra 80-20”, a Curva ABC foi criada segundo um estudo de Vilfredo Paretto sobre a distribuição de renda, no qual ele percebeu que 80% da riqueza estava nas mãos de 20% da população. Se quer conhecer melhor a Curva ABC, leia o nosso artigo sobre esta regra.

    5 – Cuidado com os produtos perecíveis

    As empresas que trabalham com produtos perecíveis devem duplicar a sua atenção no controlo de stock. Se os produtos passarem do prazo de validade, a venda será impossível e isso significará perdas de dinheiro. Portanto, tenha bastante atenção às datas de validade. Se os produtos estiverem próximos da data, faça promoções, reduzindo o preço ao consumidor final.

    6 – Padronize o stock

    Quanto mais padronizar, mais organizados estarão os itens dentro do armazém. Os padrões são essenciais para a identificação dos produtos e para tornar os processos mais ágeis. Classifique os produtos, de modo a que a movimentação seja fácil, assim como a sua saída e acessibilidade.
    Written by For Demand
      Be the first to comment
     
     
    Security
    4 + 8 =  insert the result
    The comment will be validated by the site's administration.
    Tags: organizao, fbricas, stock
    Tags
    File